domingo, 1 de novembro de 2015

Esportes Radicais para crianças, pode?

Que atividade física é benéfico e indicado para a criançada não é segredo para ninguém, mas será que você deixaria seus pequenos praticarem esportes um pouco mais radicais nessas férias? Claro que antes de dar a sua permissão é imprescindível escolher um local seguro e verificar se são oferecidos todos os equipamentos necessários para segurança. Além disso, conhecer o esporte a ser praticado pode ser uma boa ideia para deixar você mais tranquilo.

Além dos benefícios já conhecidos da atividade física em geral, com a prática deste tipo de modalidade é possível estimular outras habilidades, como consciência corporal, entendimento e respeito dos limites, autonomia, coordenação motora, capacidade física e, em alguns casos, trabalho em equipe.

Selecionamos algumas opções que podem deixar as férias dos seus pequenos muito mais animadas e movimentadas. Vamos ver?

    Skate: com a ajuda de uma prancha com quatro rodas em baixo, os praticantes deslizam sobre o solo e ultrapassam obstáculos tentando se equilibrar;
    Escalada: este esporte tem como objetivo atingir o topo do muro de escalada. Este percurso pode ter diferentes alturas e dificuldades. Além disso, pode ser praticado em espaços fechados com paredes de escalada pré-projetadas.
    Surfe: este esporte é feito na superfície da água, onde o surfista procura realizar manobras sem cair;
    Tirolesa: é uma modalidade em que o praticante usa um cinto especial, se desloca através de um cabo de aço com roldanas e sobrevoa geralmente um rio ou lago. Quase sempre, longas caminhadas são necessárias para atingir o topo;
    Rafting: este esporte consiste em descer um rio com corredeiras em um bote inflável;
    Parkour: este esporte tem como objetivo mover-se de um ponto a outro, com a maior velocidade possível e acrobacias, utilizando apenas o corpo. O intuito é superar obstáculos, sejam em áreas urbanas ou rurais.
    Trilhas: ótima modalidade para juntar um grupo de crianças ou equipes. Ao longo das caminhadas podem aparecer desafios e obstáculos, como pontes, lagos ou até mesmo pequenas escaladas.
    Arvorismo: é um esporte que consiste em travessias no alto das árvores, seja por meio de escadas, pontes ou cordas. Também pode ser praticado em locais fechados que tenham a estrutura necessária.

Vale lembrar que esportes radicais são ótimas opções para as crianças, pois além de praticarem exercício físico, podem colocar os pequenos em contato com a natureza. Sempre converse com seu filho e veja quais são seus interesses, sem se esquecer dos equipamentos de segurança e de checar bem o local escolhido.