quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Alpinismo

O alpinismo atualmente é a escalada que ocorre em paredes de difícil acesso, em neve ou gelo, com clima de difícil adaptação e terreno perigoso.

O Alpinismo nasceu como esporte no último quarto do século XVIII, e recebeu esse nome por ter começado na famosa cordilheira dos Alpes, em plena Europa Central.

Em 1492 Antoine de Ville escalou o Monte Aiguille, na França, apesar das inúmeras superstições que atribuíam as altas montanhas território de dragões e seres alienígenas. Em 1744 ocorre a conquista do Monte Titlis, em 1770 a do Monte Buet e em 1779 o Monte Velan também é conquistado.

Pode-se porém, considerar o marco do alpinismo moderno a data de 08 de agosto de 1786, quando dois franceses, o médico Michel Paccrd e o garimpeiro Jacques Balmat venceram os 4.807 metros do Mont Blanc, na Europa.

A verdadeira explosão do alpinismo (montanhismo) como esporte ocorreu no final do século XIX e início do século XX, quando diversas expedições buscavam atingir o cume de montanhas nunca antes visitadas.

Assim, em 1868 os ingleses conquistaram os principais picos do Cáucaso. O Chimborazo, nos Andes, foi vencido em 1880, o Aconcágua (maior pico das Américas - 6.959m ) em 1897. Em seguida, em 1.889 foi conquistado o Kilimanjaro, na África e entre outros, o Monte McKinley (6.194 m) no Alasca, em 1913.

O ponto mais alto da Terra, o Monte Everest com 8.872 metros foi conquistado pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tensing Norkay em 1953, encerrando um período clássico das explorações em busca dos pontos mais remotos do planeta.

Esta é uma modalidade de extrema exposição às condições ambientais. Nela, conhecimentos básicos de meteorologia, navegação, nutrição esportiva e até primeiros socorros (necessários se alguém se machucar) são fatores importantes para o sucesso e para a sobrevivência. O guia também precisa ter uma certa habilidade para farejar a via e encontrar o melhor caminho para o cume, que nem sempre é uma linha bem definida. Deve, ainda, ser capaz de avaliar as condições do gelo e da rocha e tomar decisões de maneira a evitar áreas sujeitas a avalanches.

Em muitas vias alpinas, é preciso carregar duas cordas, um rack completo de proteção móvel em rocha, sapatilhas, botas duplas para o gelo, crampons e as ferramentas habituais de escalada em couloir, glaciar ou parede de gelo. Isso significa escalar com uma mochila bastante pesada. Além disso, como as vias são muito longas, é normal começar a ascensão de madrugada, ainda no escuro. Esta é a modalidade de escalada que exercita conhecimentos e habilidades mais variados.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

7 Sinais de Que Você Realmente Precisa de Férias

Será que suas férias precisam ser tiradas agora?

Você está lendo esse texto para se distrair no trabalho? Então já está com meio caminho andado!
Saiba quais são os outros sintomas de que suas férias estão fazendo falta.

7 – O relógio é seu maior inimigo.
Você até tenta evitar, mas a falta de colaboração dos ponteiros em aproximar o final de semana dá um soninho…

6 – Você confunde o canto dos pássaros na natureza com o som (des)agradável do despertador, barulho de obras, música do vizinho…
Uau, que canto celestial é esse? Seriam pardais ou sabiás? Ah… esquece. Era só uma britadeira de novo.

5 – Documentários sobre a natureza parecem surreais para você
Árvores? Cachoeiras? Grama que não é feita de plástico? Só pode ser efeito especial!

4 – O trânsito da sua cidade alterna entre confortável e angustiante
Por um lado, você já é tão íntimo dos congestionamentos que eles até parecem velhos amigos de infância. Mas isso não te impede de ficar realmente bravo com toda aquela lentidão.

3 –  O cansaço matinal é tanto que confundir os sapatos na hora de se vestir virou uma tendência de moda pessoal
O pessoal do seu trabalho nem repara mais no seu desastre fashion? Hora de fazer as malas.

2 – Faz tempo que você não sente prazer em ir trabalhar
Nenhum trabalho é perfeito, mas trabalhar durante meses sem nenhuma brecha para respirar é infalivelmente ruim!

1 – Você nem sabe qual foi a última vez em que visitou uma caverna (ou nunca entrou em uma)
Ok, agora é pessoal! Pegue sua mochila, uma roupa bem confortável e boas férias.