sexta-feira, 12 de junho de 2015

Como escolher sua prancha de surf

Sempre quis surfar, mas nunca tentou, mora na cidade e vai pouco à praia, meu cachorro comeu o trabalho… Chega de desculpas esfarrapadas. Você quer e vai aprender a surfar. Mas a primeira coisa que você precisa decidir é qual prancha comprar. Será que é um shortboard, ou uma daquelas pranchas de isopor? Tudo culmina na grande dúvida: Que prancha comprar. Se liga nessas dicas e se prepare para dropar entubando nessa onda.
Longboarder

Se você nunca surfou antes vale começar com uma prancha que te dê bastante flutuação, pois ficar de pé será mais fácil. O indicado é um longboard com três quilhas para facilitar nas manobras. Além disso o surf do long é muito clássico e estiloso. Só não se esqueça do leash, pois depois de uma vaca (que você vai tomar com certeza), a prancha pode bater em um banhista se estiver solta do seu corpo.

Porém, a escolha depende muito do seu peso também. Se você é mais pesado e nunca surfou, realmente o longboard é a melhor opção. Mas se você é leve, talvez valha a pena partir direto para uma Funboard. Essa prancha tem em média 7 pés, um pouco menor que o longboard (que é a partir de 9 pés), e é bastante manobrável. A funboard é o intermediário entre o shortboard e o longboard. Apesar de menor, ela costuma ter bastante flutuação, motivo de ela ser a preferida dos surfistas iniciantes.
Funboard

Prancha de surf Evolution

Entre o funboard e o shortboard existe a evolution. Essa prancha tem flutuação como uma funboard mas é pequena como uma shortboard. É uma prancha para pessoas que já sabem surfar, mas ainda não tem experiência o bastante para o shortboard. A evolution te da manobras mais rápidas como o short e ao mesmo tempo entra mais fácil nas ondas, como o long.

Já a shortboard é uma prancha bem menor, geralmente com pouca flutuação, projetada para pegar velocidade em uma onda e para  fazer manobras mais radicais. São as pranchas preferidas dos profissionais que prezam pelo desempenho. Se você é iniciante, esse modelo não é aconselhável, pois tem pouca flutuação fazendo com que ficar de pé seja muito difícil e exige que você já consiga dropar a onda enquanto se levanta. Mas à medida que evoluir, essa prancha será uma boa pedida.

Agora que você já sabe qual prancha comprar, não perca tempo e compre a sua. Esse verão não será aquele que você ficara deitado na areia vendo os surfistas entrando na água e saindo de um jeito que te faz pensar “puxa, deve ser bom surfar, olha a cara de satisfação do maluco”.
Shortboard

Pegando uma ondona com uma shortboard

Porém, não se esqueça de que temos que seguir algumas regras básicas no surf, como não rabear o camarada surfista (não entrar na frente dele na onda), e conhecer o seu limite. À medida que você for melhorando, você vai testando ondas maiores e mais difíceis. Não se jogue na maior onda da séria de primeira, pois é perigoso para você e para os demais ao redor. Além disso, só aproveite ao máximo, pois todos que surfam sabem que não existe sensação mais gratificante do que pegar uma onda animal durante a session!