domingo, 18 de janeiro de 2015

A nova febre do mundo da escalada – o que vem a ser boulder?

Começou uma nova febre no mundo das escaladas: o boulder, também conhecido como bouldering. Se você curte escalada, mas não gosta dos longos percursos, essa é uma boa alternativa para você.

BoulderPara fazer um paralelo com corrida, podemos dizer que a escalada é como a corrida de resistência e boulder, a de velocidade. O esportista concentra toda sua força em um pequeno trecho ao invés de manter o ritmo ao longo de uma reta. O boulder concentra em si a parte mais difícil da escalada e requer um estouro de força para que o atleta o supere. Tudo gira em torno dos pequenos movimentos que levarão o escalador ao topo. Similar à escalada, o boulder se difere por não fazer uso de aparelhos de segurança como cordas ou ganchos. O atleta deve subir a pedra usando nada mais que as próprias mãos (geralmente empapadas de carbonato de magnésio) a e agilidade de seu corpo. Mas calma, os praticantes não são totalmente malucos: as “montanhas” subidas no boulder são de no máximo seis metros, e além de um colchão (chamado crash pad) que serve para amparar a queda, os praticantes contam com a ajuda de uma pessoa (chamada segurador ou segurança de corpo) que fica de prontidão em baixo deles para ajudar na queda, caso necessário. O segurador tem como missão endireitar o corpo do escalador durante a queda para que ele caia de forma segura em cima do colchão.

Se você está procurando por eventos de boulder fique atento: o esporte esteve presente na virada esportiva de São Paulo 2011 e contou também com o Ubatuboulder, em sua nona edição, e a sétima edição do Festival de Boulder Pedra Rachada, ambos em Julho. O Ubatuboulder é um grande encontro em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, que reúne amantes do esporte e oferece desafios para atletas de todos os níveis.

O boulder é uma ótima maneira de começar a escalar, pois envolve menos investimento em equipamentos e é uma boa forma de desenvolver as habilidades básicas de escalada. Para praticar é só ir para um dos muitos picos famosos do Brasil, como Ubatuba, Sabará, Cocalzinho de Goiás e outros. Ou, se você não pode largar tudo e viajar pelo país praticando boulder, procure a sua academia de escalada mais próxima. Caso você more em São Paulo, uma boa escolha é a academia de escalada 90 Graus.

Agora que você já sabe o que é o boulder, e onde praticar, é só se jogar (metaforicamente) nessa!