sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A trilha mais perigosa do mundo

Só aventureiros de sangue frio são capazes de encarar El Caminito del Rey, a trilha mais perigosa do mundo inteiro. E você, teria coragem?

Se você é fã de aventura, adrenalina e fortes emoções, então você tem grandes chances de se apaixonar por El Caminito del Rey, a trilha mais perigosa do mundo. Ela fica localizada em El Chorro, na Espanha, e atrai milhares de turistas que desejam se aventurar nesse trekking.

A trilha mais perigosa do mundo tem 3km de extensão, que serpenteia a encosta de um desfiladeiro, e chega a mais de 300m  acima do rio. Ela foi construída em 1905 por trabalhadores de uma usina hidrelétrica da região.

Sua finalidade inicial era ajudar no transporte de materiais, vigilância e manutenção da usina. El Caminito del Rey cumpriu sua função até os anos 2000, quando foi “fechada” devido a acidentes causados por sua precariedade.

Depois desse episódio as coisas mudaram. El Caminito del Rey deixou de ser frequentada por trabalhadores e deu lugar para novos visitantes: Os aventureiros.
Mas o que faz dela a trilha mais perigosa do mundo?

Bom, nós já apresentamos algumas dicas de trilhas aqui no blog, mas nem uma passa perto de El Caminito del Rey. Sua situação precária, sua largura de apenas um metro, e sua falta de segurança são alguns fatores que colocam essa trilha na lista dos trekkers de coração forte.

Para fazer essa travessia é preciso, em muitas partes, utilizar equipamentos de escalada, como cordas e mosquetões, atados à parede. Entretanto, mesmo com toda a segurança que os equipamentos podem oferecer, a qualidade das ancoragens é bem suspeita.

Em alguns pedaços da trilha mais perigosa do mundo, os trekkers são obrigados a equilibrarem-se sobre vigas de aço, que serviam como trilhos da ferrovia, para atravessar de um ponto ao outro. Isso lembra um pouco a história do Highline, modalidade mais desafiadora do slackline.

Ficou com vontade de encarar a trilha mais perigosa do mundo? Então seja rápido. Em 2011, o governo da comunidade autônoma da Andaluzia, em conjunto com o governo provincial de Málaga, concordou em dividir os custos da restauração do local.

O projeto de €9 milhões pretende restaurar El Caminito del Rey em sua totalidade. Demorará cerca de três anos para restaurar a trilha mais perigosa do mundo, até então. Apesar do museu, estacionamento e lâmpadas de led, o projeto promete manter as características estilísticas originais da obra.